Grupo de Pesquisa TCTCLAE CNPq USF:

Seja bem-vindo à página do Grupo de Pesquisa TCTCLAE
 Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação / CNPq / USF

O objetivo do grupo é investigar a contribuição para a Educação da Teoria Crítica da Sociedade e das Teorias Críticas Latino-Americanas, numa convergência de abordagens culturais, filosóficas, históricas e de ciências sociais e jurídicas, elaborada pelos teóricos: W. Benjamin, T. W. Adorno; E, Bloch, P. Freire, E. Dussel, A. Quijano, W. Mignolo, Boaventura Santos, G. Agamben, M. Foucault, L. Boff, Z. Bauman, C. Türcke, N. Sevcenko, A. Gruschka, J.-M. Gagnebin, N. Chomsky, N. Bobbio, P.-J. Proudhon. Os objetivos específicos são: refletir sobre as experiências formativas, estética e educação, formação superior e educação na infância numa relação com a arte, a poesia, a filosofia e a racionalidade na atual sociedade; flagrar as possíveis conexões entre corpos, educação e experiências. Os encontros são mensais, com duração de 4 horas (foram realizados 8 encontros em 2018 e 5 em 2019). Está em elaboração um dossiê (Revista A3), uma coletânea de artigos e um encontro interinstitucional.


Líder do GP:
Profª Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva - lubaos@gmail.com

AS LINHAS DE PESQUISA DO GRUPO:

·       Direito Civil-Constitucional, Teorias Críticas e Educação - O objeto de pesquisa é a contribuição das Teorias Críticas para a compreensão dialética do Direito: a Educação Jurídica crítica, emancipatória, e sua antítese dogmática, o Ensino Jurídico, de manutenção do status quo; a relação constante entre os Direitos Humanos e Fundamentais e o Direito Civil-Constitucional e Direito Civil Econômico e suas fontes no Direito Hebraico e Grego e Romano. Objetiva-se analisar as experiências formativas do pensamento jurídico em face da função econômica, religiosa e conservadora.
Docentes Coordenadores: Prof. Dr. José Pietro Buono Nardella Dellova, Prof. Dr. Ivan Oliveira Silva Durões, Prof. Dr. Marcus Fabiano Gonçalves.
Estudantes relacionados à linha (Nomes / Nível de Treinamento):
1.    Janaina Helena de Freitas – Doutorado
2.    Silmara Bernardino da Silva – Graduação
3.    Marina Prado Galuppo Martins – Graduação
4.    Michelle de Souza Ferreira – Iniciação Cientifica, curso Direito
5.    Andrea Clarice Rodrigues Peine Jara – Doutorado
6.    Luísa Bueno Coura - Mestrado
7. Rafaela Cristina Alves Pereira - Mestrado
8. Ana Patrícia Bortoli Fransceschini - Graduação
9. Juliana Cristina Alves Vaz - Graduação
10 . José Nilton de Menezes Marinho Filho - Especialização
11 . Marcos Sigrist de Toledo Piza - Graduação
12.  Myrian Benarrós Clementoni - Doutorado
13. Josimar Rodrigues Dias - Graduação
14. Hélter Dias Lima 
15. Jennyfer Silva 

·       Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas - O objeto de pesquisa são as Teorias Críticas sobre Transmodernidade, a descolonialidade / decolonialidade do saber, do ser e do poder, dentre outras, em suas perspectivas históricas, culturais, epistemológicas, geopolíticas e filosóficas, propostas por pensadores globais sobre a pedagogia crítica, a filosofia da libertação e as Epistemologias do Sul, no repensar das práticas e das teorias da Educação.
Docentes Coordenadores: Profª Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva, Prof. Dr. Alex Sander da Silva, Prof. Dr. Alexandre Ribeiro Neto
Estudantes relacionados à linha  (Nomes / Nível de Treinamento):
1.   Luiz Augusto de Matos - Doutorado 
2.  Luís Roberto de Sá Filho - Doutorado 
3.  Andréa Clarice Rodrigues Peine Jara - Doutorado 
4.  Sabrina Moschini – Doutorado
5. Ariovaldo Francisco da Silva – Doutorado
6.    Miriam Saiki – Doutorado 
7. Andréia Cristina Borges Rela Zattoni – Doutorado
8. Erica Fernanda de Oliveira Menezes – Doutorado
9. Luciano Rodolfo de Moura Machado - Doutorado 
10. Dante Batista Silva - Mestrado 

·       Teoria Crítica e Educação: infância e formação superior - O objeto de pesquisa é a contribuição das Teorias Críticas para a Educação no Brasil numa relação com a formação crítica na atualidade. Objetiva-se refletir sobre experiências estéticas e formativas, sobre a educação na infância e a formação superior mediadas pela arte, poesia, filosofia e a racionalidade contemporânea.
          Docente Coordenador: Profª Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva, Profa. Dra. Denise Filomena Bagne Marquesin, Profa. Dra. Glaucia Gonzaga Galvão, Prof. Dr. Antônio Gilberto Balbino. 

     Estudantes relacionados à linha - Nomes / Nível de Treinamento: 
1.   Henrique Gianotti - Graduação
2.  Aline Chiquini
3.  Sabrina Moschini – Doutorado
4. Ariovaldo Francisco da Silva – Doutorado
5.    Miriam Saiki – Mestrado
6. Andréia Cristina Borges Rela Zattoni – Doutorado
7. Erica Fernanda de Oliveira Menezes – Doutoranda

·  Pesquisadores do Grupo de Pesquisa TCTCLAE – de outras instituições:
Prof. Dr. Alex Sander da Silva – UNESC/Criciúma-SC
Prof. Dr. Antônio Gilberto Balbino – FACAPA
Profa. Dra. Denise Filomena Bagne Marquesin - UNIANHANGUERA
Profa. Dra. Glaucia Gonzaga Galvão – SMJF
Prof. Alexandre Ribeiro Neto - UERJ
Prof. Dr. Pietro Nardella Dellova - PUC SP
Prof. Dr. Ivan Oliveira Silva Durões - Universidade Brás Cubas 
Prof. Dr. Marcus Fabiano Gonçalves - UFF
Prof. Dr. Rodrigo Ferreira Telles - Professor do Ensino Médio e do Ensino Superior
Prof. Dr. Ariovaldo Francisco da Silva - UNIS / MG 

Sobre os encontros do TCTCLAE:
Os encontros são mensais, com duração de 4 horas e acontecem, preferencialmente, aos segundos sábados do mês. Fiquem atentos a esta plataforma de comunicação para saber a data e local dos encontros.

Contatos: 

E-mail do GP: tctclae@gmail.com

Apoio Técnico: 

Prof. Msc. Luciano Rodolfo de Moura Machado - prof.lucianosjc@gmail.com   
     Prof. Msc. Luís Roberto de Sá Filho - profluisdesa@gmail.com