Acesse o link para maiores informações: http://www.unesc.net/portal/capa/index/789
Existem vários GTs voltados os estudos da Teoria Crítica e Educação. Entre eles, destacamos:
GT31: Educação, semiformação e descolonização do pensamento Contemporâneo
Coordenador(es): Alex Sander da Silva (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense), Marta Regina Furlan de Oliveira (UEL - Universidade Estadual de Londrina), Luzia Batista de Oliveira Silva (USF - Universidade São Francisco)
Descrição: No mundo contemporâneo um problema a ser enfrentado para se falar em educação consiste na recusa em trata-la de forma prosaica. E isto só é possível quando tal tarefa for estendida para além das fronteiras de seu conceito. Este propósito poder ser entendido na medida em que o pensar e o agir educacional for tomado por relações com a formação cultural. A relação da educação com o tempo e o espaço pode diferenciar-se da rapidez do consumo e da maquinaria do mundo, pois este impede e controla a imaginação necessária à própria experiência formativa numa configuração somente de meios e fins. Nesse sentido, é possível pensar a educação e a formação cultural se considerarmos as expressividades estéticas capazes de sistematizar experiências cumulativas dos sujeitos, de modo que sua compreensão da realidade ultrapasse o mero uso de esquemas conceituais pré-definidos. A educação e a formação cultural, ambas estão cercadas, por um lado, pela condição de vida no modo de produção capitalista, e por outro lado, sofrem as consequências disso no âmbito da formação humana. Sendo que as dispersões dos rumos dessa condição demonstram suas fragilidades nas concepções e nas práticas educativas, sendo assim, a formação transformasse em semiformação. Desse modo, coloca-se aqui algumas questões para esse grupo temático: Como relacionar a educação e a formação cultural diante da dispersão dos rumos semiformativos atuais? Onde encontramos a potencialidade formativa na relação entre educação, formação cultural e estética? Nesses termos, entende-se aqui a necessidade de uma crítica imanente da condição dos processos semiformativos contemporâneos. De modo particular, quer se pensar aqui pesquisas, comunicações de experiências educativas a partir dos processos escolares e não-escolares, que investem nos potenciais emancipatórios dos sujeitos, seja na infância ou no ensino superior. Tais propostas possam contemplar referencias da Teoria Critica da Escola de Frankfurt e autores críticos latino-americanos, africanos e caribenhos.
Sobre o evento:
O IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento consolidado pela comunidade acadêmico-científica (em razão das edições anteriores que tratavam, em 2014, de Perspectivas Contemporâneas, em 2016, Políticas de Formação, e, em 2018, Produção e democratização do conhecimento, respectivamente), pautará nessa edição os “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas”, visto que este espaço cultural e geográfico vivencia questões comuns que merecem análises compartilhadas e ações solidárias. As discussões propostas para esta edição visam a socializar temáticas emergentes no campo da Educação em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, com o intuito de debater formas de enfrentamento as exclusão e injustiça social; degradação ambiental, questões relacionadas aos movimentos migratórios e circulação internacional do conhecimento, que exigem reconfigurações do pensamento e das práticas, a partir das realidades em curso. As conferências e as mesas redondas integrarão pesquisadores e pesquisadoras interinstitucionais com inserção nacional e internacional.
O Congresso será realizado nas dependências da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, entre os dias 19, 20, 21 e 22 de maio de 2020, e tem como público alvo: professores e professoras da Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das Humanidades, Ciências e Educação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências das Engenharias e Tecnologias.
Acesse o link para maiores informações: http://www.unesc.net/portal/capa/index/789