Encontros do grupo de pesquisa TCTCLAE para o mês de abril 2020


Mediadores:

Professora Luzia Silva - USF
Bacharelado em Filosofia pela PUC/SP (1994); Mestrado em Filosofia pela PUC/SP (CNPq - 1997); Doutorado em Educação pela FE/USP (2004); Pós-doutorado em Antropologia pela Faculdade de Ciência Sociais da PUC/SP (2011 - 2013) com estágio Pós-doutoral em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Université de Bourgogne / UNB/Dijon-FR (2011-2012). É membro da AIGB / L/Association Internationale Gaston Bachelard ? Dijon-FR; membro do SETC ? Sociedad de Estudios de Teoría Crítica (UIB/Palma de Maiorca / ES); membro e parecerista da ANPED / Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, região sudeste, GT 17 - Filosofia da Educação. Docente na Universidade São Francisco ? USF na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e nos cursos de Graduação. Possui larga experiência na área de educação, com ênfase em Filosofia e Filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da educação; teoria crítica e educação; filosofia contemporânea; poéticas da infância e educação; narração, educação e formação superior; imaginário e violência escolar. É líder dos grupos de pesquisa: Estética, Formação Superior e Infância (CNPq/USF) e TCTCLAE ? Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (CNPq/USF); membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (CNPq/USF/UFSCAR/UNIMEP). 
http://lattes.cnpq.br/5030940137585680

Alexandre Ribeiro Neto - UERJ
Em 1999, concluiu graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ FFP). Em 2006, concluiu Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco. Em 2007, foi aprovado na seleção do mestrado na UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Começou o mestrado em 2008 e terminou em 2010, defendendo a dissertação sobre a história das instituições escolares. Em 2010, foi aprovado na seleção do doutorado no PROPEd/UERJ. Iniciou o curso em 2011 e terminou em 2015, defendendo a tese sobre o processo de escolarização de crianças negras em Vassouras. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Formação de Professores da Faculdade da Baixada (UERJ/FEBF) e também do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura, Comunicação em Periferias Urbanas na mesma instituição. Coordena o Núcleo de Relações Étnico Raciais do Promovide - Programa de Movimentos Sociais e Diferenças, no qual desenvolve pesquisa sobre o processo de escolarização dos negros no Brasil e temas correlatos. Atualmente realizando estágio Pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade federal do rio de Janeiro com o projeto intitulado Domínio das letras: a importância do aprendizado das primeiras letras de crianças negras em vassouras, 1871-1910 sob supervisão do Professor Doutor Flávio dos Santos Gomes.

Ariovaldo Francisco da Silva - UNIS
Possui graduação em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP PUCC(1988), Especialização Lato-Sensu em Docência no Ensino Superior - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS - MG (2005). Especialização Lato-Sensu Docência na Educação a Distância - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS - MG (2007). Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso - Universidade do Vale do Rio Verde - UNINCOR - MG (2009) e doutorado em Educação pela Universidade São Francisco - USF (2020). Atualmente é Secretário Geral do Centro Universitário do Sul de Minas - Unis - MG e do Grupo Educacional Unis, Mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Docente das disciplinas Filosofia, Filosofia da Educação e Ética e Responsabilidade Social nos cursos de graduação presencial e na Modalidade à distância, foi coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia em EaD de 2007/01 à 2010/01, pelo Centro Universitário do Sul de Minas mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - FEPESMIG.

Texto de apoio:

Vídeo do Encontro:



Mediadores:

Professora Luzia Silva - USF
Bacharelado em Filosofia pela PUC/SP (1994); Mestrado em Filosofia pela PUC/SP (CNPq - 1997); Doutorado em Educação pela FE/USP (2004); Pós-doutorado em Antropologia pela Faculdade de Ciência Sociais da PUC/SP (2011 - 2013) com estágio Pós-doutoral em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Université de Bourgogne / UNB/Dijon-FR (2011-2012). É membro da AIGB / L/Association Internationale Gaston Bachelard ? Dijon-FR; membro do SETC ? Sociedad de Estudios de Teoría Crítica (UIB/Palma de Maiorca / ES); membro e parecerista da ANPED / Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, região sudeste, GT 17 - Filosofia da Educação. Docente na Universidade São Francisco ? USF na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e nos cursos de Graduação. Possui larga experiência na área de educação, com ênfase em Filosofia e Filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da educação; teoria crítica e educação; filosofia contemporânea; poéticas da infância e educação; narração, educação e formação superior; imaginário e violência escolar. É líder dos grupos de pesquisa: Estética, Formação Superior e Infância (CNPq/USF) e TCTCLAE ? Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (CNPq/USF); membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (CNPq/USF/UFSCAR/UNIMEP). 
http://lattes.cnpq.br/5030940137585680

Luiz Augusto de Mattos
Possui graduação em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1976), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1976), mestrado em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1984), mestrado em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (2009) e doutorado em Teologia Moral pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2000). Atualmente é professor do Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), professor na Universidade São Francisco (USF), professor na UNISAL. Assessor da CRB Regional de São Paulo, membro e coordenador da equipe interdisciplinar CRB Nacional. Também assessor de dioceses e congregações religiosas. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Faculdade N.S. Da Assunção. Acompanha movimentos sociais em nível de Brasil.

Vídeo do Encontro: