Segue o link do ensaio "Neoliberalismus, Bildungsreform, Halbbildung", do prof. Andreas Gruschka, que acabou de ser publicado, em português e alemão, pela REVEDUC.
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3989
Resumo:
Esse ensaio retoma o conceito de Halbbildung (semiformação), que fora utilizado por Theodor Adorno em 1959 no artigo "Teoria da Semiformação". Tal conceito, apesar de atual e muito utilizado no Brasil, precisaria ser empregado com o devido cuidado, sobretudo, porque em tempos de Neoliberalismo e de sucessivas reformas educacionais, seria mais apropriado dizer que vivemos mais em um contexto de socialização generalizada das pseudocompetências, do que da semiformação.
Palavras-chave: Semiformação, Neoliberalismo, Educação, Pseudocompetências.
Keywords: Semiformation, Neoliberalism, Education, Pseudocompetence.
Schlüsselwörter: Halbbildung, Neoliberalismus, Bildung, Pseudokompetenz.
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3989
Resumo:
Esse ensaio retoma o conceito de Halbbildung (semiformação), que fora utilizado por Theodor Adorno em 1959 no artigo "Teoria da Semiformação". Tal conceito, apesar de atual e muito utilizado no Brasil, precisaria ser empregado com o devido cuidado, sobretudo, porque em tempos de Neoliberalismo e de sucessivas reformas educacionais, seria mais apropriado dizer que vivemos mais em um contexto de socialização generalizada das pseudocompetências, do que da semiformação.
Palavras-chave: Semiformação, Neoliberalismo, Educação, Pseudocompetências.
Keywords: Semiformation, Neoliberalism, Education, Pseudocompetence.
Schlüsselwörter: Halbbildung, Neoliberalismus, Bildung, Pseudokompetenz.